Você está emDoces com menos açúcar?

Doces com menos açúcar?

 

PorMinha Avo Fazia- Criado em 17 agosto 2011

 

Recentemente alguns governos (Inglaterra, Eua) através de suas agências de saúde recomendaram um rebaixamento do teor de açúcar nos alimentos industrializados. Embora muito se discuta benefícios e malefícios do açúcar ele é parte importante de nossa alimentação, e os debates sobre ele, na verdade, são sobre os exageros na sua utilização. Assistam este vídeo do Jamie Oliver no TED Prize para compreender melhor esse uso excessivo.

O açúcar já era utilizado na Europa, trazido pelos árabes do oriente, antes mesmo da variedade do novo mundo chegar a Portugal nos séculos XV e XVI.  Nessa época usá-lo em abundância era sinal de riqueza e de bom gosto. Até no preparo de coelhos e outras carnes ele era utilizado. Com ovos e muito açúcar constituiu-se a doceria conventual que criou os fios de ovos, ovos moles e uma variedade de preparações que combinados com amêndoas e outros ingredientes produziram uma doceria rica em sabores que perdura até hoje.

De alguns doces é impossível retirar ou rebaixar o açúcar, mas de outros é possível e aconselhável. Como dizia o mestre Pascal Molines, com quem estudei, "o que pode estragar definitivamente um doce é o açúcar". Com ele aprendi que reduzir o açúcar, utilizá-lo nas versões menos refinadas como mascavo e demerara, torna o doce mais saboroso, mais leve, mais saudável e com uma textura mais agradável. 

O bolo de maçã da foto é um exemplo. Mesmo os clientes acostumados ao paladar mais doce percebem que o sabor das frutas é realçado pelo rebaixamento do açúcar e se surpreendem com isso. 

Convidamos você a experimentar essa viagem do doce menos doce. É uma surpresa, um prazer e uma descoberta.

 

Rua Fábia, 339 - Vila Romana / Lapa - São Paulo, SP - Tel: (11) 2769-1539